Sinal
🎙️ Investidor Sardinha (Raul Sena) · 2026-06-19

Onde deixar o dinheiro das caixinhas?

O episódio compara a rentabilidade líquida de deixar dinheiro em caixinhas de banco (CDB com 110% do CDI) versus investir no ETF AUPO11, que segue o Tesouro Selic. A conclusão é que o ETF é mais vantajoso para prazos de até 2 anos devido à menor tributação (15% de IR desde o início, sem IOF após 30 dias) e taxa de administração mais baixa (0,15% vs 0,20% do Tesouro Selic).

Investidor Sardinha - host, educador financeiro
▶ Assistir no YouTube

Principais lições

Problema das caixinhas de banco: IOF e IR

Alternativa: ETF AUPO11 (renda fixa)

Comparação de rentabilidade líquida

Cuidados e ressalvas

Passos práticos

Frases marcantes

"Se você tem o costume de deixar dinheiro em caixinha de banco, presta atenção nisso aqui."
"Você ganhou R$ 100, R$ 98 se atirar no segundo dia ali, já ficaria na mão desse do governo."
"Muita gente fica calculando o que tá rendendo 5% a mais, 6% a mais, e não presta atenção no que tá deixando na mesa com imposto de renda."
"O AUPO11 é mais barato do que você investir no próprio Tesouro Selic."
"Você não consegue resgatar esse dinheiro no fim de semana. Essa é a parte ruim."
"Ao longo do tempo, o CDB vai se aproximando dessa rentabilidade, porque depois de 2 anos o CDB iguala o imposto."

Mencionados no episódio